Procurar
Procurar

O que é benchmarking e qual a sua importância para os negócios? 

benchmarking
o que é benchmarking?

Para obter um conhecimento mais profundo sobre o seu negócio e estabelecer-se como uma autoridade no mercado, é essencial explorar todas as oportunidades de conhecer o mercado o máximo possível! E é aí que entra o benchmarking, uma ferramenta valiosa que pode orientar você nessa jornada!

O que é benchmarking?

O benchmarking é uma estratégia que tem como principal objetivo melhorar o desempenho e os processos organizacionais de uma empresa, através de comparações e avaliações das melhores práticas do mercado.

Com ele, é possível analisar a performance da concorrência, usando cases e outros dados relevantes para replicar as técnicas que também fazem sentido para o seu negócio.

Seguradoras ou empresas de assistência 24 horas, por exemplo, podem realizar estudos com base no tipo de serviço mais prestado, no período de maior acionamento do prestador, no tempo médio de chegada e em diversos outros aspectos.

Confira quais são os principais tipos de benchmarking e veja como conseguir esses dados para sua assistência 24 horas ou empresa de prestação de serviço, de forma rápida, segura e bastante detalhada.

Tipos de benchmarking

Essenciais para te ajudarem a analisar os resultados e estratégias dos concorrentes na hora certa e de acordo com o seu objetivo principal, os 4 tipos de benchmarking mais conhecidos são: genérico, competitivo, cooperativo e interno.

Genérico

Esse tipo de estudo trata-se de um processo de comparação mais amplo, é o benchmarking mais clássico, que analisa os processos de forma qualitativa e procura pontos de melhoria e obstáculos no estudo. Traz novas perspectivas para a organização e cria um estímulo para à inovação. 

Competitivo

Trata-se de uma análise mais direta e comparativa com os principais concorrentes. É um estudo mais efetivo para conhecer melhor a concorrência e/ou até mesmo combinar forças contra outro concorrente em comum.

Cooperativo

O benchmarking cooperativo é realizado a partir da colaboração mútua de duas ou mais empresas que possuem interesses em comum. É mais usado entre startups que desejam alavancar o crescimento dos negócios e por instituições que buscam aprender mais sobre tecnologia e inovação. 

Interno

O benchmarking interno é feito dentro da própria organização, envolvendo áreas, equipes e até mesmo filiais. É um dos estudos mais fáceis de fazer, podendo ser adotado por empresas que buscam gerar uma compreensão mais profunda dos seus processos internos.

Como colher e aplicar? 

Além de provedores de soluções tecnológicas para prestadores e assistências, nós também oferecemos serviços consultivos para clientes, através de dados registrados em nossos sistemas, constantemente atualizados e que geram diversos estudos para análise e tomada de decisão.

Com informações macro do mercado de prestação de serviços e uma análise que contribui para o posicionamento sólido e estratégico de cada negócio, dentro do seu respectivo setor de atuação.

Confira abaixo algumas das métricas disponíveis para estudo e conheça nossos sistemas!

  • TMAT – Tempo Médio de Atraso;
  • TMC – Tempo Médio de Chegada;
  • PMC – Previsão Média de Chegada;
  • TMR – Tempo Médio de Retenção;
  • TMF – Tempo Médio de Finalização;
  • Posição no mercado com base no TMC;
  • Principais motivos de recusas do mercado;
  • Principais motivos de recusas da assistência;
  • Sua empresa é a que menos paga na cidade?;
  • Sua empresa é a que mais paga na cidade?;
  • Posição no mercado com base na tabela de valores e muito mais.

Ainda não conhece nossos sistemas?

Projetado para equipes externas, o AutEM tem como objetivo principal otimizar processos por meio de fluxos simples e fornecer uma visão precisa do seu negócio.

Já o Veniti, é uma solução especialmente desenvolvida para empresas de assistências 24h, que oferece uma variedade de recursos, desenvolvidos para facilitar o dia a dia da operação.

Ficou interessado(a) em saber mais sobre as nossas plataformas e/ou solicitar uma consultoria para receber uma avaliação completa do seu desempenho no mercado? Clique no botão abaixo e saiba mais!

Comente!