Procurar
Procurar

Como a inteligência artificial pode afetar o mercado e simplificar processos operacionais?

inteligência artificial
artificial intelligence (ai)

Nos últimos anos, a inteligência artificial se mostrou cada vez mais promissora na contribuição para o desenvolvimento de negócios.

Um estudo publicado pela revista Harvard Business Review frisou que a inteligência artificial pode ajudar a melhorar processos de negócios em diversas áreas.

Além de proporcionar uma vantagem competitiva para as empresas, usando informações com muito mais agilidade, melhorando a experiência do usuário e otimizando processos.

O que é IA?

A inteligência artificial é uma área da computação que busca desenvolver sistemas capazes de tomar decisões e aprender de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção humana.

Isso é possível graças a conceitos que permitem que máquinas analisem grandes volumes de dados e identifiquem padrões e tendências para tomada de decisão. 

Como a IA pode ajudar sua assistência 24 horas?

Uma pesquisa realizada pela Capgemini destacou que empresas que usam a IA em seus atendimentos têm uma taxa de satisfação 10% maior do que as que não utilizam.

IAs atuam mais rápido e com qualidade em uma série de atividades, liberando tempo e recursos para os atendentes trabalharem em projetos diferentes e mais criativos.

Ou seja, no que diz respeito ao atendimento ao cliente, o avanço da IA pode trazer grandes benefícios para as assistências, como atendimento eficaz, aumento na produtividade da equipe, redução do tempo de atendimento e custo da operação.

Vantagens da Inteligência Artificial

1. Tomada de decisão

Disponibiliza uma visão mais assertiva, em conformidade com a estratégia e os objetivos do negócio, considerando variáveis. Tudo por meio da coleta, previsão e análise de dados em tempo real, além da geração de informações com grande volume de dados.

2. Segurança da informação

Oferece proteção para evitar ataques ou perdas de dados e geração de respostas ágeis para a defesa cibernética. Além de análises constantes e o rápido poder de identificação de vulnerabilidades, decorrentes de varreduras. 

3. Comportamento de clientes 

Através da inteligência artificial, é possível analisar as necessidades e o comportamento dos clientes com base nas suas preferências individuais. Essa capacidade permite personalizar atendimentos, adaptar ofertas de maneira individualizada e antecipar ações potenciais.

Tarefas com alta probabilidade de erro humano também serão feitas cada vez mais por IAs, principalmente aquelas que seguem um padrão previsível ou que demandam a análise de muitas informações.

No entanto, oportunidades de emprego não diminuirão, pois todas as máquinas exigirão a vigilância de um ser humano para supervisioná-las, caso ocorra algum problema. 

Desafios

Além da insegurança por parte dos profissionais, muitos clientes acreditam que os conhecidos chatbots não são eficazes o suficiente. Isso, por não responderem às perguntas corretamente ou por nunca encontrarem a solução ideal para o seu problema.

Porém, com a evolução das IAs, bots, como o ChatGPT, por exemplo, estão oferecendo cada vez mais assertividade nas respostas para os seus usuários. 

Para as assistências, o principal desafio é o investimento com mão de obra qualificada, mas hoje existem várias empresas especializadas em entender como incluir IAs na realidade do seu negócio.

Outra forma de se destacar frente à concorrência, simplificar processos e aumentar a produtividade da sua equipe, é contar com um sistema de gerenciamento de equipes eficaz. Conheça o AutEM e o Veniti e saiba mais sobre nossos sistemas!

AutEM

O AutEM é uma solução de gerenciamento projetada para equipes externas, com o objetivo de otimizar processos e fornecer uma visão detalhada do seu negócio. Os recursos visam reduzir custos, aumentar a produtividade e expandir atividades a curto, médio e longo prazo.

Ao usar o sistema AutEM, as empresas poderão otimizar suas operações, melhorar a eficiência operacional e tomar decisões estratégicas por meio de informações atualizadas.

Veniti

O Veniti é uma solução de gerenciamento especialmente projetada para as assistências 24 horas, com o objetivo de simplificar processos operacionais e aumentar a eficácia. Oferece uma variedade de recursos, incluindo módulo operacional abrangente, acompanhamento de serviços, acionamento inteligente, relatórios completos e muito mais. 

Assim, à medida que a tecnologia avança, novas oportunidades surgem, tornam o futuro do mercado de prestação de serviços cheio de possibilidades.

Continue nos acompanhando para ficar por dentro de tudo o que acontece de novo no mercado e fale com um dos nossos especialistas para saber mais sobre nossos sistemas!

Comente!