Procurar
Procurar

Tipos de manutenção: saiba quais são e suas principais diferenças

reboque
Man, an electrical technician in uniform working in a switchboard with fuses. Installation and connection of electrical equipment. Professional uses a tablet.

Você sabia que existem vários tipos de manutenção disponíveis no mercado, que garantem a segurança e durabilidade dos produtos e equipamentos das empresas?

A mais conhecida é a manutenção preventiva, mas também existem a manutenção prescritiva, manutenção preditiva e manutenção corretiva.

Saiba mais sobre cada uma, as suas principais diferenças e conheça o AutEM para facilitar os processos da sua seguradora ou assistência 24 horas!

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva tem como objetivo devolver o funcionamento total dos equipamentos após alguma falha, reparando ou substituindo alguma peça, para que a empresa retome as atividades e volte a seguir o fluxo normalmente o quanto antes. 

Existem dois tipos de manutenção corretiva: não planejada (emergencial) e planejada (com identificação prévia) e para evitar esse tipo de manutenção, é muito importante contar com uma rotina de inspeção, evitar impactos nos ativos, investir em equipamentos de qualidade e fazer o uso de indicadores de manutenção.

Manutenção preditiva

Já a manutenção preditiva tem como principal objetivo monitorar máquinas e equipamentos de forma constante, para a prevenção de danos e previsibilidade de falhas e pode ser feita por meio de  técnicas de análise não destrutivas e de vibração, ultrassom e inspeção visual.

Um dos tipos de manutenção mais utilizada na indústria e apresenta diversos benefícios, entre eles: aumenta o tempo de vida útil de componentes e máquinas, elimina a chance de gastos com novas peças e reduz as paradas de emergência, o que, consequentemente, aumenta a produtividade da equipe.

Manutenção prescritiva

A manutenção prescritiva é ideal para entender mais sobre a coleta e análise de dados dos equipamentos e então, chegar a uma conclusão final sobre a condição atual da empresa.

Na manutenção prescritiva são utilizadas técnicas de avaliação precisas e mais tecnológicas, e ela se assemelha um pouco à manutenção preditiva.

A manutenção prescritiva também possui diversos benefícios, como mais agilidade e melhoria da qualidade dos processos, redução de custos com equipe para a manutenção e diminuição do tempo de parada no processo produtivo.

Manutenção preventiva

A preventiva é um tipo de manutenção baseada em intervalos definidos com base na vida útil de cada máquina ou equipamento.

Esse tipo de manutenção reduz a probabilidade de falhas e está inteiramente relacionada com problemas relacionados à vida útil do equipamento. 

Para montar um plano de manutenção preventiva que funcione de maneira correta, faça um checklist de manutenção para cada equipamento, defina um cronograma com a frequência e periodicidade das manutenções, acompanhe cada processo realizado e extraia relatórios para entender melhor sobre a produtividade da equipe e desempenho dos equipamentos. 

E sabe onde montar todo esse plano com mais rapidez e dados precisos sobre seu negócio? Com o sistema AutEM!

Módulos do sistema AutEM

No AutEM, é possível criar checklists do seu jeito, monitorar as manutenções preventivas da sua frota, cadastrar de forma recorrente o abastecimento das viaturas e ter acesso a dados e relatórios completos, que permitem visualizar a sua média de consumo em KM/L.

Acompanhe o controle de manutenção das viaturas

Existem três tipos de cadastros disponíveis em Manutenções no AutEM: estoque, produtos e serviços.

Com eles, você consegue cadastrar as viaturas que precisam de revisão e receber alertas por tempo (quando o dia da revisão estiver chegando perto) e quilômetro (quando o veículo bater determinada quilometragem), além de fazer buscas específicas dentro de um período, por tipo de serviço, fornecedor e mais.

Saiba mais sobre cada tipo de cadastro:

  • Estoque: aqui, os itens cadastrados são exibidos em Manutenção, para que o controle de estoque seja realizado de forma automática e você não precise verificá-lo todos os dias e anotar os produtos que precisam de reparos.
  • Produto: já aqui, a lista dos produtos cadastrados são exibidos em Manutenção, indicando que a revisão vem de um produto específico;
  • Serviço: e aqui, indica que o item selecionado na lista não é um produto, mas sim um serviço que precisa de manutenção, como óleo, abastecimento, entre outros.

Conheça a planilha de controle de combustível AutEM

Além do módulo de Manutenção, que garante pleno funcionamento e produtividade da frota, minimizando gastos, o sistema AutEM também conta com a planilha gratuita de controle de combustível.

Ideal para quem deseja conhecer a ferramenta, através de uma planilha e ter o controle total do abastecimento da frota. Ela proporciona: 

  • Cadastro de abastecimentos;
  • Cadastro de viaturas;
  • Cadastro de condutores e postos;
  • Cálculos dos quilômetros rodados por litro;
  • Relatórios de condutores e viaturas.
Planilha de Controle de Combustível AutEM

Agora, se você já está em busca de algo inovador, como um sistema que gera dados e relatórios completos para você, conheça o AutEM agora mesmo e teste a plataforma por sete dias grátis, sem burocracias!

Comente!