Procurar
Procurar

Conheça os 4 princípios da hospitalidade e como fidelizar clientes através dessa ação

O conceito de hospitalidade vem do ato de receber bem pessoas que estão visitando algum lugar, mas também deve se fazer presente no âmbito profissional e ser aplicada em quatro princípios fundamentais, ideais para conquistar e fidelizar clientes: segurança, atendimento, proteção e sustentabilidade. Saiba mais sobre cada um deles e confira a importância dos quatro juntos para o crescimento do seu negócio.

1. Segurança

Mais do que um serviço completo ou produto inovador, o cliente precisa sentir segurança ao solicitar um atendimento. Uma boa maneira de passar confiança, é mostrar sua experiência, dominar o assunto e tirar todas as dúvidas de forma clara e objetiva, além de apresentar as vantagens e os diferenciais competitivos. 

Atualmente, outro modo bastante eficaz de trazer mais credibilidade para sua empresa, é ter um site seguro, responsivo, com URL amigável e uma gestão eficaz de informações do cliente, para que nenhum dado pessoal seja vazado ou utilizado de forma indevida. 

2. Atendimento

Conforme mencionamos anteriormente, além de passar segurança através do atendimento, ele também é responsável por torná-la ainda mais eficaz. Inclusive, muitos estudos comprovam que um bom atendimento influencia diretamente no fechamento de um negócio. 

Sendo assim, experimente humanizá-lo, trazendo para o dia a dia a prática da escuta ativa, empatia e proatividade. Para saber mais como funciona e qual a importância do atendimento humanizado na relação entre cliente e empresa, clique aqui e confira!

3. Sustentabilidade

Cada dia mais as instituições estão adotando a sustentabilidade empresarial como prática, que nada mais é do que priorizar o crescimento a longo prazo por meio de vias sustentáveis. Ainda tem como objetivo ajudar as organizações a estruturarem seus processos internos, para que tragam resultados, contemplando três esferas: social, econômica e ambiental. 

Faz parte de um dos quatro princípios da hospitalidade, pois é perfeito para a construção de um futuro corporativo mais consolidado, além de ser comprovado, em um estudo feito pela Revista Forbes, que consumidores ficam mais propensos a confiar em marcas socialmente ou ambientalmente conscientes.

4. Proteção

O último princípio da hospitalidade está relacionado diretamente ao cuidado oferecido para o cliente no primeiro contato, durante e após o atendimento. A primeira impressão é sempre a que fica, por isso entender as dores do cliente e oferecer o melhor tipo de suporte é ideal.

Mais um ponto que engloba esse princípio é alcançar as expectativas do cliente de acordo com o que foi ofertado no começo. Não esconda nada ou acrescente algo que depois você não pode oferecer. Ser o mais transparente possível trará mais segurança e confiança para você. Com certeza é um diferencial!

Conheça o NPS ou Net Promoter Score

Mesmo após conquistar o cliente, é bem importante mantê-lo satisfeito, para que a parceria mantenha-se firme e continue beneficiando ambos os lados. Uma maneira de acompanhar e registrar se os princípios da hospitalidade continuam sendo prioridade mesmo após a venda do produto ou serviço, é com o Net Promoter Score (NPS). 

O NPS é uma métrica criada para medir o nível de satisfação do cliente, sendo utilizada por grandes empresas, como Apple, Netflix, Amazon e Microsoft, e é um excelente recurso para medir o crescimento e a qualidade de forma efetiva. 

É uma importante ferramenta para quem busca por indicadores que demonstrem o nível de satisfação ou insatisfação do cliente, através de perguntas estratégicas, respondidas com notas de 0 a 10, sendo 0 baixo ou ruim e 10, alto ou excelente. Saiba mais sobre o NPS, aqui.

NPS no sistema AutEM

O AutEM, sistema de gestão para prestadores de serviço, implementou o recurso, que através de um simples envio de SMS, o beneficiário consegue avaliar todo o atendimento. 

A empresa terá em mãos um relatório de avaliação com as informações de serviço e a nota dada pelo cliente, possibilitando uma autoavaliação em diferentes níveis. 

Veja essa e muitas outras funcionalidades do nosso sistema de gestão inteligente e comece a gerar o máximo de produtividade para a sua empresa em um só lugar! 

Comente!