Procurar
Procurar

Tendências para o Marketing Digital em 2022

tendências para o Marketing Digital em 2022

Mais um ano está chegando ao fim e como sempre, várias apostas e estudos em tendências para o Marketing Digital em 2022. E você não vai querer ficar de fora dessas novidades, não é mesmo?

De acordo com análise do mercado atual e principalmente considerando a pandemia, Denis Shirazi, CEO e Founder da 20DASH apontou 4 tendências que devem estar no seu radar no próximo ano.

Experiência por voz 

Aposto que você já conversou com uma assistente virtual, mas você sabia que as transações desse comércio por voz prometem aumentar US $4,6 bilhões até o fim deste ano? E que tem a possibilidade de alcançar US $19,4 bilhões até 2023? Tudo isso foi constatado no estudo recente da Juniper Research.

Com os consumidores em busca por mais praticidade e agilidade, a pesquisa também aponta que smart speakers, as caixinhas inteligentes com assistentes virtuais, terão um crescimento superior a 50% entre 2021 e 2023.

Relacionamento via Bots 

Já acompanhamos o crescimento de bots cada vez mais sofisticados como a Lu, da Magazine Luiza e a Mara, da loja Amaro. Eles tornam o atendimento mais vantajoso ao integrar a automação com a interação direcionada ao consumidor. Hoje há uma perspectiva de aumento anual de 24%, inserindo 1,23 bilhão de dólares nesse setor, segundo a Grand View Research.

User Generated Content (UGC) 

Outra tendência forte e que tem se mostrado cada vez mais relevante é o conteúdo gerado pelo usuário, pois mostra autenticidade. Segundo o Manifesto do Influencer Marketing, 82% das pessoas seguem recomendações de influenciadores digitais ao invés de personalidades e pessoas famosas. Ou seja, as pessoas são mais influenciadas pelos indivíduos dos quais se sentem mais próximas. 

Conforme a pesquisa feita pela Deloitte, a participação ativa dos consumidores nos canais da marca pode trazer benefícios como um crescimento no engajamento em cerca de 30%.

Nesse sentido, outra tendência que está despontando é a dos “Influenciadores Internos”, prática na qual o funcionário vira o influenciador digital da própria marca, atraindo mais a atenção e despertando a curiosidade do público. 

Social Selling e Marketing Interativo 

O social selling é um mecanismo de criação de relacionamentos e vendas por meio das redes sociais, que foi popularizado com a chegada da pandemia. As redes sociais, além de um espaço para criar relações de interação entre marcas e público, possibilitam prospectar potenciais clientes e se relacionar com eles com o objetivo de gerar vendas. Muitas delas já possuem espaços específicos para vendas online, como o Instagram Shopping e o Facebook Marketplace.

Um recurso do social selling que tem se tornado um poderoso aliado é o live commerce (transmissões ao vivo para vender). Esse formato aproxima de maneira prática o consumidor da marca, gerando oportunidade de interação e relacionamento, por não mostrar os produtos apenas, mas também ao oferecer entretenimento, interação e informação.

Além disso tudo, vale lembrar que é muito importante ter um “mindset” quando falamos sobre tendências para o marketing digital em 2022. Essa metodologia tem sido muito utilizada em empresas que buscam por inovação e a sua finalidade é fazer com que líderes acompanhem as inovações do mundo, do marketing e do mercado a fim de tornar seus processos mais ágeis.

Para saber mais sobre mindset e como ele pode te ajudar a aplicar as tendências de marketing em 2022, é só clicar neste link ou assistir o vídeo abaixo: