Procurar
Procurar

Veículos elétricos: conheça as principais características e vantagens

A preocupação com o meio ambiente faz com que governos, montadoras e pesquisadores do mundo todo busquem alternativas que reduzam o consumo de recursos naturais não renováveis, como petróleo, gás e carvão.

Nesse contexto, os carros elétricos são considerados excelentes opções sustentáveis, já que não emitem gases nocivos ao meio ambiente. Esses veículos já são realidade e transformaram-se em uma das principais apostas para o mercado de assistências e prestadoras.

De acordo com a ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos, a venda de veículos eletrificados leves no Brasil cresceu 115% no primeiro trimestre de 2022, o que representa 9.844 unidades vendidas, contra 4.582 no mesmo período de 2021.

No artigo de hoje você irá conhecer um pouco mais sobre esse mecanismo que promete reduzir a emissão de gases de efeito estufa e trazer ainda mais inovação para o mercado automotivo. 

Veículos elétricos: como funcionam

Os veículos elétricos possuem quatro itens básicos: bateria recarregável, inversor, motor de indução e sistema de recuperação de energia.

Para funcionar, a bateria armazena energia elétrica. Em seguida, o inversor converte a corrente elétrica contínua em corrente alternada, sendo esta direcionada ao motor de indução. A eletricidade aciona os mecanismos do motor responsável pelo giro das rodas e consequentemente pelo movimento do veículo.

Os veículos elétricos distinguem-se dos modelos convencionais pela sua forma de funcionamento. Enquanto os primeiros operam através de uma corrente elétrica, os veículos convencionais utilizam a queima de combustível fóssil. Sem essa queima, não há emissão de sons e nem geração de poluentes. 

Além disso, a condução de veículos elétricos traz menos atritos para o motor, tornando a sua aceleração mais leve e o seu manuseio mais fácil. O sistema de recuperação de energia também possui seu diferencial, pois faz com que os movimentos de freada recuperem a carga do motor.

Veículos elétricos e sua relação com assistências e prestadoras de serviço

Com tantas vantagens operacionais, os veículos elétricos chamaram a atenção das assistências 24 horas e prestadoras de serviços – áreas que exigem cada vez mais praticidade e economia em seus processos.

Os mecanismos elétricos são mais econômicos e demandam menores idas à manutenção e postos de gasolina. Outra vantagem diz respeito às revisões que saem 50% mais baratas que os veículos convencionais, reduzindo significativamente os gastos das empresas. 

A reputação das organizações que investem em gestão ambiental também é um grande diferencial. Os clientes estão cada vez mais atentos aos compromissos que as empresas assumem voltados às causas ambientais, sociais e culturais e fidelizam-se naquelas que possuem valores transparentes e participação ativa nessas causas.

Já imaginou realizar seus atendimentos com menos poluentes? Nos veículos elétricos isso é possível: os guinchos convencionais, por exemplo, emitem 41,9 de CO2. Já os veículos elétricos produzem 1,80. Dessa forma, a redução de dióxido de carbono é de cerca de 40,1, um número expressivo e que traz inúmeros benefícios para o planeta. 

A Jac Motors produziu o primeiro caminhão elétrico para esse tipo de serviço no Brasil. O iEV 1200T é movido a bateria e possui autonomia para 240km em uma única carga. O veículo chega no país por R$ 349.900 e completa a linha de elétricos da marca.

Grandes empresas como Magalu e Porto Seguro já adquiriram caminhões elétricos para o transporte de cargas e guincho. A Porto Seguro, além de utilizar esse novo modelo em suas ocorrências, incentiva o uso de carros elétricos através de pontos de recarga em suas lojas na cidade de São Paulo de forma gratuita para clientes e não clientes da seguradora.

Portanto, fica evidente a transformação que o setor automotivo sofrerá nos próximos anos. Soluções que tragam mais sustentabilidade, economia, tecnologia e praticidade para as operações serão as preferidas dos consumidores. Cabe analisar se as empresas mais tradicionais darão espaço para as inovações. 

E aí? O que você pensa sobre o assunto? Acha que essas inovações realmente são eficientes e vantajosas para o mercado? Deixe aqui nos comentários e vamos debater sobre o tema!