Procurar
Procurar

Home office chega para ficar, mas exige mais planejamento e organização

A chegada da pandemia do Coronavírus provocou mudanças em várias esferas da sociedade. Aulas presenciais foram suspensas e deram espaço ao ensino a distância (EAD), encontros presenciais calorosos com amigos e familiares foram substituídos por reuniões virtuais em telas de computadores e celulares, e as chamadas “lives” se tornaram ferramentas importantes para o entretenimento no lugar dos shows ao vivo.

Mas não foi apenas a esfera social que passou por mudanças. Escritórios de empresas de diversos segmentos tiveram de mudar a dinâmica das atividades internas para conter a disseminação do vírus entre seus colaboradores e, para isso, adotaram um novo modelo de trabalho: home office.

Trabalhar em casa tem se tornado uma rotina para muitos profissionais de diversos ramos do mercado de trabalho. O cenário atual tem revelado que muitas pessoas migraram para este modelo.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado, pelo menos 66% dos trabalhadores alegaram estar trabalhando no regime de teletrabalho em razão do isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus.

A pesquisa também apontou que mais da metade (60%) dos trabalhadores que estão ou já estiveram em trabalho remoto indicou que, quando iniciou o teletrabalho, a empresa ou organização empregadora não tinha essa modalidade de trabalho implantada. 

Diferente do modelo de trabalho tradicional, no home office os colaboradores possuem mais liberdade e até mais conforto por estarem em suas residências, mas a disciplina e a seriedade devem se manter.

Não importa se as atividades serão desempenhadas em um café, espaços de coworking ou na própria casa, o profissional precisa ter, em sua rotina, um “autocontrole”. Ele passa a ser dono do tempo e da produção e dos prazos combinados junto às empresas que recebem seus materiais. 

Home Office e Produtividade

Em tempos em que as pessoas conseguem organizar seu tempo de trabalho e construir jornadas que atendam seus clientes e fornecedores sem prejuízo, o trabalho no home office tem ganhado espaço em vários segmentos.

Referência no segmento de tecnologia em Jundiaí, a empresa Satellitus Tecnologia, visando a saúde de seus funcionários, adotou o regime de teletrabalho em março de 2020, mês em que foi decretada a pandemia de Coronavírus no mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um ano após a mudança, os colaboradores seguem trabalhando home office, ficando restrita apenas a permanência de algumas pessoas na sede da empresa para recepção de novos colaboradores, seguindo todos os protocolos de segurança.

Novidade para todos, o novo regime de trabalho pegou os colaboradores de surpresa, mas em pouco tempo acabou sendo aceito. Front-end Developer na Satellitus, Leonardo Piusi, explica que nunca havia trabalhado de forma remota antes, mas que ficou bem empolgado quando soube da notícia.

Ele conta que a empresa realizou todo um processo de readequação para aderir de vez ao home office durante a pandemia da Covid-19.

“No início, como era algo novo e ainda estávamos nos acostumando, foi mais difícil principalmente na parte de comunicação. Mas a Satellitus fez de tudo para melhorar esse cenário, investiu em novos canais de comunicação e ferramentas e implantou a gestão 3.0, que uniu tudo isso e deixou o ambiente de trabalho muito mais acolhedor e acessível”, conta Piusi.

Quando se fala em home office muitas pessoas associam esse sistema de trabalho a queda de produtividade dos funcionários, razão essa que faz com que muitas organizações desistam de implantá-lo em seus ambientes de trabalho. Mas para Leonardo Piusi a história é diferente. Piusi, assim como os 41% dos entrevistados pelo Instituto DataSenado, afirma que durante esse um ano trabalhando de casa sua produtividade tem aumentado.

“Tive algumas dificuldades, que foram melhorando no decorrer dos dias, e passei a me organizar melhor. Mas hoje em dia consigo produzir muito mais do que produzia presencialmente”, diz ele.

A receita para se ter produtividade? Muita organização e disciplina.

“Não tenho uma rotina específica, mas me organizo bastante. Anoto todas as tarefas que tenho que desempenhar no dia e tento dividir em períodos (manhã e tarde). No final do dia, escrevo um mini-relatório de tudo que fiz pra mim mesmo, assim identifico o que falta fazer e traço prioridades para o dia seguinte” afirma.

Além de sentir uma melhora em sua produtividade no trabalho, ele ainda ressalta que consegue gerir melhor seu tempo, já que não precisa mais se deslocar até o trabalho, e, consequentemente, consegue dedicar mais tempo a si mesmo, aos estudos e a família. 

Faça da sua casa o seu escritório

Não é de sombra e água fresca que vive um colaborador em home office. Em outras palavras, trabalhar e produzir em casa não é uma tarefa desorganizada e sem um caminho definido, pois exige um fator de autonomia e responsabilidade que esteja de acordo com as políticas da empresa ou cliente para quem se trabalha.

É preciso definir limites para não misturar lazer e responsabilidades. Se você está começando agora em uma empresa em regime de teletrabalho essas dicas serão fundamentais para você.

  • Tenha uma estação de trabalho bem definida: Ter um espaço organizado onde você possa focar ou uma estação de trabalho definida ajudará você na concentração e pode trazer a sensação de profissionalismo. Nada de trabalhar na cama.
  • Arrume-se normalmente para o trabalho: Não é bom misturar funções de trabalho com seu espaço de descanso. Quando você se levanta de manhã e se arruma para trabalhar, o cérebro vira a chave e entende mais rápido que é o momento de ser produtivo. 
  • Estabeleça prazos e tarefas: Mantenha o foco e a organização. Se você se dispõe a estar presente para o trabalho das 8h às 18h e se sabe exatamente quando tem que entregar cada uma de suas demandas, consegue focar melhor nas atividades e, o que também é muito importante, saber a hora de se desligar.
  • Mantenha contato com a equipe – Mesmo longe não deixe de dar informações a respeito do andamento das tarefas. Sempre há algo a ser conversado e informado. Troque Ideias com quem trabalha com você e fique atento às reuniões virtuais. 

Essas dicas são, na verdade, habilidades e competências para os trabalhadores que, de casa, devem seguir essas orientações para um trabalho mais efetivo e sem muitos desvios. Na verdade não há um guia ou um caminho correto a ser seguido. Cada profissional se adequa de uma determinada maneira.

Comente!