Procurar
Procurar

Qual a importância da roteirização inteligente para a sua operação?

Se você possui uma seguradora, assistência 24h ou empresa prestadora de serviços, contar com uma roteirização inteligente para aumentar sua produtividade, é bem importante! Além do que, investir em novas tecnologias tornou-se algo essencial para deixar seus processos logísticos mais eficazes, facilitar a rotina diária e aproveitar melhor o tempo.

O que é roteirização inteligente?

A roteirização inteligente é um método usado para melhorar os processos da sua operação. Com ela, é possível definir a melhor rota para realização do serviço e aumentar a qualidade dos atendimentos, o que impacta positivamente na sua experiência e também reduz custos atrelados a viatura (pneus, combustível, manutenção, entre outros). 

Atualmente, existem 2 tipos de roteirização inteligente: roteirização estática e roteirização dinâmica. Saiba mais sobre elas e veja qual modelo melhor se encaixa com o seu negócio.

Roteirização estática

A roteirização estática refere-se ao planejamento permanente da rota. Ou seja, não muda depois que os veículos já estão a caminho do serviço. Sendo assim, toda programação do percurso é feita previamente, de acordo com os critérios de cada organização. 

De imediato pode parecer estranho, pois imprevistos acontecem e esse tipo de roteirização pode aumentar o TMC (Tempo Médio de Chegada) do prestador. No entanto, quando bem programada (quantidade de paradas, quilometragem, horários, entre outros), o controle da frota é muito maior. 

Roteirização dinâmica

Ao contrário da roteirização estática, a roteirização dinâmica pode ser alterada mesmo que os veículos já estejam em rota. Ideal para empresas que preferem rastrear os veículos em tempo real e cruzar dados com outras informações, como o GPS, atualizando o trajeto em tempo real, com o intuito de agilizar o atendimento.

Conheça o AutEM e nossa solução de roteirização inteligente

O AutEM é uma plataforma de gestão criada para facilitar os processos da sua empresa e contribuir para a expansão das atividades a curto, médio e longo prazo.

Uma das soluções disponível no AutEm é a geolocalização, utilizada para realizar a roteirização inteligente, o monitoramento da frota em tempo real e o acionamento de serviços pelo mapa.

Com a roteirização inteligente do AutEM você:

  • Disponibiliza a rota mais mais próxima do serviço para os seus prestadores;
  • Ganha mais tempo e melhora o TMC da sua empresa com o sistema de roteirização em mapa.
  • Acompanha em tempo real onde cada prestador se encontra e o status que está sendo realizado o serviço, o que evita atrasos e a insatisfação dos clientes.

Dessa forma, concluímos que a roteirização inteligente é uma tecnologia fundamental para o setor logístico de uma empresa, uma vez que promove a existência de diversos serviços e simplifica a rotina das pessoas que os realizam. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o AutEM, conheça os módulos disponíveis no sistema, aqui, e passe a ter o acompanhamento completo dos seus atendimentos, de forma fácil e rápida, em um só lugar! 

Comente!