Procurar
Procurar

Conheça a importância da manutenção preventiva

Imagine que sua empresa de frota está com diversos veículos parados. Você consegue calcular o prejuízo devido a improdutividade? E as despesas com consertos, então dentro do seu planejamento financeiro? Manutenção preventiva te ajudaria em algo?

A manutenção preventiva visa reduzir a probabilidade de falhas ou a degradação do funcionamento de determinado equipamento, substituindo componentes que diminuem a eficiência de peças e prolongando sua vida útil.

Dessa forma, o funcionamento dos veículos mantém-se mais próximo das condições originais de fábrica e é possível economizar na manutenção de peças. 

Para introduzi-la, é necessário acompanhar o tempo de uso e a quilometragem de cada veículo, controlando os ciclos de trocas de cada componente. Esse procedimento deve ser realizado em todas as peças, desde os fluidos de freio, correia dentada e vela de ignição, até as palhetas dos limpadores de pára-brisa e o sistema de arrefecimento do veículo.

Vantagens da manutenção preventiva

Conhecer as vantagens da manutenção preventiva é de extrema importância para incluí-la no seu planejamento. Por isso, listamos abaixo 5 benefícios do procedimento, confira:

1 – Previne acidentes e falhas mecânicas

A segurança dos motoristas é o fator mais importante quando pensamos na manutenção de veículos. Portanto, investir em sua manutenção, é investir na prevenção de acidentes e possíveis falhas técnicas e mecânicas.

2 – Melhora o funcionamento dos equipamentos

O objetivo da manutenção preventiva é reparar problemas encontrados nos veículos. Quando realizado, os equipamentos funcionam em perfeitas condições e garantem a similaridade com sua saída de fábrica.

3 – Evita gastos excessivos

A manutenção preventiva previne outros procedimentos mais complexos – e de custos elevados -, tendo em vista que as primeiras falhas apresentadas já são corrigidas e solucionadas. 

4 – Aumenta o valor do veículo

Com a manutenção são evitados desgastes excessivos no sistema do veículo, diferentemente de outros automóveis que não aderem à prática preventiva. Isso faz com que o veículo seja valorizado frente aos demais, aumentando seu valor no mercado.

5 – Previne substituições

Ao realizar a manutenção, é muito comum o encontro de ‘’falhas’’ existentes no veículo. Assim, o mecânico possui tempo hábil para contornar o problema logo de início, evitando maiores prejuízos, custos e desgastes, principalmente com a substituição de peças e equipamentos. 

É imprescindível que a manutenção preventiva seja realizada de forma regular. Dessa forma, o profissional especializado poderá identificar as necessidades do veículo, irá identificar os serviços que serão realizados e sua periodicidade, além de realizar o acompanhamento dos procedimentos.

O sistema AutEM e a manutenção preventiva

Com o sistema AutEM, os processos de manutenção preventiva tornam-se mais simples e ordenados. A ferramenta permite a padronização de checklists, que auxiliam muito no controle de atividades de cada veículo e são armazenadas em sistema para consulta quando necessário.

Além disso, permite a emissão de relatórios financeiros, gerenciais e operacionais, administrando de forma automatizada os seus processos e permitindo acompanhamento em tempo real das tarefas de cada operador.

Entre em contato hoje mesmo com um de nossos especialistas e conheça as funcionalidades do sistema AutEM para a sua mecânica!