Procurar
Procurar

Segurança de dados: seu negócio está protegido?

Capaz de atravessar fronteiras, dissipar barreiras culturais, promover acesso à informação de qualidade e contribuir na execução ágil de práticas do dia-a-dia pessoal, educacional e organizacional, a internet tornou-se uma ferramenta vital para milhares de pessoas. 

Porém, com o crescimento de usuários conectados, os crimes cibernéticos também evoluíram de forma exponencial, fazendo com que todos os olhos estejam voltados para a proteção de dados e redes.

No artigo de hoje, abordaremos sobre a segurança de sistemas, conteúdo que ajudará você a compreender como a prevenção contra invasões cada vez mais sofisticadas e invasivas são fundamentais para manter a saúde do seu negócio.

O que é Segurança de Dados?

Como o próprio nome diz, a segurança de dados refere-se à proteção de informações que são compartilhadas na rede. Com o objetivo de preservar usuários e empresas contra roubos, acessos não autorizados e malwares, mecanismos são elaborados para assegurar o compartilhamento seguro de arquivos, redes e sistemas.

Assim, somente pessoas autorizadas terão acesso às informações compartilhadas, além de garantir a autenticidade dos dados, preservando sua originalidade e impedindo alterações. E as garantias não param por aí: com a segurança de dados, as informações são processadas de maneira correta, estando em conformidade com regulamentos, normas e leis vigentes.

Ferramenta de Gerenciamento de Risco

A segurança de dados pode – e deve – ser considerada uma ferramenta de gestão de riscos para as empresas, afinal, sem uma estratégia adequada de segurança cibernética, as organizações tornam-se vulneráveis às ações maliciosas, correndo o risco de ter informações confidenciais vazadas.

Segundo um levantamento realizado pela 2020 Webroot Threat Report, 93,6% dos malwares analisados possuíam a habilidade de mudar códigos para fugir de mecanismos de detecção. Já um levantamento realizado pela Varonis apontou que apenas 5% dos arquivos das empresas estão devidamente seguros. 

Isso prova que a temática ainda é pouco discutida dentro das organizações, sendo necessária uma adequação de conceitos e uma mudança no olhar da proteção de informações, dados e redes. Afinal, os crimes cibernéticos podem causar diversos prejuízos, tanto financeiros como na credibilidade das organizações.

LGPD: Conheça a lei que assegura suas informações

O Brasil passou a fazer parte dos países que contam com legislações específicas para garantir a integridade dos usuários na Internet. Esse é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados, comumente conhecida como LGPD, que tem como objetivo mudar a maneira como os dados pessoais são levantados, oferecendo maior poder e controle de informações.  

A LGPD possui em sua obrigatoriedade o respeito à privacidade, autodeterminação informativa, liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião; à inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem, além de garantir a defesa do consumidor, os direitos humanos, entre outras garantias. No que se refere às organizações, estas devem se adequar às exigências desse regulamento, podendo sofrer penalidades em caso de infração.

Sobre a Satellitus

A Satellitus Tecnologia compreende a importância da confidencialidade de dados. E por isso temos a privacidade como prioridade! Todas as cláusulas contratuais de nossos clientes e diretrizes da LGPD são consideradas para o levantamento de estudos, promovendo segurança, transparência e respeito com nossos usuários.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Então deixe aqui nos comentários a sua opinião! Adoraremos compartilhar novos conteúdos com você!