Procurar
Procurar

Mindset é a chave para lideranças ágeis e empresas inovadoras

A palavra mindset tem sido bastante utilizada no âmbito corporativo. O termo junta as palavras mind (“mente”) e set (“configuração”). De cara, o mindset pode parecer um conceito abstrato e distante de nossa realidade, mas ele é decisivo para influenciar a gestão organizacional de empresas.

A psicóloga Carol Dweck explica no livro “‘Mindset: a nova psicologia do sucesso” que existem dois tipos de mindset, o fixo e o de crescimento. Pessoas de mindset fixo acreditam que o talento é o único responsável pelo sucesso. Já pessoas de mindset de crescimento têm em mente que podem evoluir e que o caminho do sucesso está no resultado do trabalho.

Mas o que isso tem a ver com a sua empresa e até mesmo com seus funcionários? Muita coisa. Segundo um estudo do Great Place to Work, o principal obstáculo para o crescimento das empresas ainda é a mentalidade dos executivos. Pelo menos 50% dos entrevistados apontou que o grande empecilho para a inovação na empresa é a mentalidade dos líderes.

Ou seja, empresários que desejam figurar no topo do mercado e que buscam acompanhar as inovações do mundo precisam adotar e desenvolver cada vez mais o mindset de crescimento. Mas como trabalhar o mindset de crescimento dentro das organizações?

Em entrevista, Maria Augusta Orofino, professora, consultora e palestrante de inovação, afirma que a chave está no estímulo da confiança dos líderes para com seus liderados e na busca de novos desafios.

Dê uma conferida!