Procurar
Procurar

Presença no youtube é estratégia fundamental para os negócios

O advento da internet e a mudança de hábito das pessoas, que passaram a estar cada vez mais conectadas, as redes sociais facilmente se tornaram as “queridinhas” do público, seja ele infantil, juvenil ou adulto. Diferentes e funcionais, essas plataformas já contam com bilhões de usuários e são as queridinhas de organizações quando o assunto é atrair e reter ainda mais consumidores. 

O Youtube é uma delas. O crescimento exponencial da plataforma e a receptividade do público têm chamado a atenção de empresas de todos os portes e usuários, aumentando significativamente sua importância. A aceitação do Youtube nos lares brasileiros já era nítida e a chegada da pandemia da Covid-19 acentuou ainda mais essa realidade.

De acordo com a pesquisa Think With Google, cerca de 40% do público brasileiro afirma ter passado mais de 3 horas do dia no YouTube desde o começo do isolamento proposto como medida de prevenção ao Coronavírus. Somente aqui no Brasil, mais de 40 milhões de pessoas estão vendo YouTube nos seus aparelhos de TV.

A cada dia surgem novas perspectivas de divulgação dentro desta plataforma e as empresas que inovam neste sentido estão sempre um passo à frente de seus concorrentes. Criar um canal no YouTube pode fazer toda a diferença para a expansão dos negócios em diversas frentes, independente do porte da marca.

Dê play na visibilidade

Podemos dizer que a vantagem inicial e determinante nas tomadas de decisão dos clientes está na seleção que eles fazem antes de comprar, contratarem ou adquirirem seus serviços e ter um canal ativo bem feito no Youtube é, sem dúvidas, um diferencial.

Veja como uma empresa, mesmo de micro ou pequeno porte, pode se beneficiar ao fazer um canal no YouTube para compor sua estratégia de marketing digital como um todo:

Credibilidade

Muitas pessoas têm o hábito de olhar os canais de YouTube das empresas para formarem a decisão de compra ou contratação. Se a empresa não tem um canal com posts recentes, o cliente pode entender que aquela empresa não tem credibilidade.

Referência a ser seguida

Criar um canal no Youtube é gratuito, mas construir um canal ativo que se destaque é o verdadeiro objetivo de todos, porém o que falta para muitos canais existentes é a palavra-chave: autoridade. Podemos dizer que, com autoridade você se destaca na internet mesmo em meio a uma infinidade de concorrentes e opções no mercado que seu público-alvo possa escolher.

Como ter o Youtube a seu favor? Simples. Demonstre a expertise da sua organização no assunto ou toda a qualidade de serviço que possui, ou ainda os diferenciais da sua empresa.

Popularize produtos

Existem diversas formas de tornar produtos e serviços populares no Youtube, sendo as mais comuns por meio de reviews e tutoriais. Os reviews consistem na apresentação de produtos de forma didática e ilustrativa, destacando seu uso, vantagens e diferenciais competitivos. Já os tutoriais são mais voltados para a prática, ou seja, como o produto ou serviço deve ser utilizado e tudo relacionado às suas funcionalidades. 

Luz, Câmera e Satellitus

Dando os primeiros passos, nossa equipe de marketing encontrou no Youtube um recurso importante para expandir nossa abrangência com o público. O nosso canal foi criado em 2020, entretanto, apenas neste ano a plataforma passou a ser utilizada de fato e com uma pegada mais humanizada com os clientes. Os vídeos contam com a participação dos colaboradores de todos os times, que possuem a oportunidade de contribuir com valores e ideias da própria equipe, e toda gravação e edição está sob comando do time de marketing. 

Matheus Borges, Marketing Coordinator, está a frente da direção dos vídeos (Foto: Satellitus Tecnologia)

A frente das produções, Matheus Borges, Marketing Coordinador, conta que a empresa está trabalhando para seguir as tendências do mercado e que a presença nas redes é essencial para o crescimento de organizações e, paralelamente, para um relacionamento sólido com o público-alvo.

”Muita coisa vem mudando nos últimos anos, o que fez surgir novas ferramentas e novas técnicas para divulgação e para alcançar mais clientes. Com esse aumento de consumo de vídeos enxergamos uma enorme oportunidade de realizar um trabalho estratégico com essa ferramenta, para impulsionamento de nossa empresa ou marca pessoal. Estar presente em redes sociais, blogs e ter os vídeos informativos/interativos dentro de uma empresa ajuda muito em uma comunicação certeira com o público, divulgação da marca, engajamento da audiência, aumento do tráfego no blog/site e na ampliação das vendas”.

Engana-se quem pensa que é preciso muito para iniciar um canal no Youtube. Câmeras, tripés, luzes e microfones são, sim, equipamentos importantes, mas uma produção vai muito além de ferramentas adequadas. Para o nosso Marketing Coordinator, a chave para empresas marcarem presença no Youtube está na atitude.

“O primeiro passo para iniciar com vídeos é bem simples: Iniciativa. Não existe uma receita certa para iniciação de projetos, tudo começa com a iniciativa, tentar, errar, tentar novamente, melhorar e ter um bom resultado! É possível começarmos a fazer gravações até mesmo através de um celular, o que importa é o conteúdo que será criado, não o dinheiro investido em materiais. Tem vontade de começar? Pronto, comece!”.

Você deve estar se perguntando: “mas o que esperar da Satellitus no Youtube?”. De nossa parte você pode esperar muitas novidades e atualizações sobre as nossas soluções (AutEM e Veniti), conteúdos recheados de dicas sobre negócio, gestão de pessoas, tendências do mercado, além, é claro, de produções sobre o dia a dia da nossa tripulação. 

A Covid-19 e a mudança para um escritório novo têm atrasado um pouco nossas produções. Mas, em breve, com um espaço mais amplo e arejado, você pode esperar que muita coisa boa vem por aí. 

Até lá, confira o nosso mais novo vídeo.