Procurar
Procurar

Checklist: saiba como fazer e qual a importância

O checklist se tornou uma ferramenta muito útil na rotina das empresas que querem organizar e otimizar o cumprimento das tarefas pelos seus colaboradores. Muitos são os benefícios que essa “lista” traz para a realização dos serviços, entre eles ajudar a visualizar o que deve ser feito, como deve ser feito, e quando deve ser feito, reduzindo a ocorrência de erros e padronizando os processos.

A verdade é que essa ferramenta visual traz mais eficiência e qualidade na realização das tarefas, pois permite visualizar o que foi realizado e organizar as informações necessárias sobre determinado processo.

Existem vários tipos de checklist, mas na área de prestação de serviços ele acaba sendo mais utilizado como etapa chave para executar um serviço de maior qualidade, garantindo o cumprimento de todas as etapas pertinentes ao atendimento e reunindo todas as informações necessárias para criar um histórico sobre o produto/serviço realizado para o cliente.

Pensando nos benefícios que essa ferramenta pode te trazer, listamos algumas dicas para montar um checklist de sucesso de acordo com a sua necessidade:

  • Faça itens claros para que sejam de fácil entendimento para quem vai realizá-lo;
  • Crie os itens levando em consideração a importância das tarefas que devem ser realizadas para alcançar o objetivo daquele processo;
  • Faça itens precisos para garantir que você está cumprindo a intenção específica de cada item da lista;
  • Organize os itens em ordem ou grupos de acordo com o que será realizado;
  • Crie os itens adequadamente ao propósito dele para que o seu checklist seja usado de forma inteira sempre que for executado.

No AutEM Mobile utilizamos esse recurso na versão digitalizada para garantir facilidade e agilidade na realização dos serviços para o prestador e trazer qualidade para o cliente. Utilizando as dicas acima é possível criar checklists totalmente personalizados de acordo com a necessidade da sua empresa para atender diversos tipos de clientes e serviços.

Concluímos que o uso desse recurso vai muito além da economia de papel, essa prática pode parecer um recurso simples, mas além do aumento da produtividade e redução de erros, o uso deles documenta de forma visual e escrita a responsabilidade de cada etapa de um projeto/ serviço.