Procurar
Procurar

5 dicas para estimular colaboradores e elevar a sua gestão de equipes externas

A gestão de estimular colaboradores é sinônimo de desafio para as empresas. Fazer com que os funcionários desenvolvam suas melhores habilidades, trabalhem de forma produtiva e entreguem bons resultados é responsabilidade dos líderes, e como os gestores realizam essa missão é o que resulta o sucesso da organização.

Mas você sabe fazer uma boa gestão de equipes?

É justamente sobre isso que o artigo de hoje irá abordar! Separamos 5 dicas para elevar a sua gestão de equipes e trazer mais produtividade, satisfação e confiabilidade para o seu negócio! 

Antes de mais nada… O que é gestão de equipes?

De forma simples, gestão de equipes é a organização de um grupo de colaboradores para que seja possível alcançar bons resultados operacionais. Com planejamento e ordenação, a produtividade do time é elevada, o relacionamento se torna mais favorável e o ambiente de trabalho se torna mais frutífero.

Essa gestão é realizada pelo líder do time, um profissional especializado em definir objetivos e metas, ordenar as atividades, incentivar a cultura organizacional, motivar os colaboradores, além de realizar o planejamento estratégico, e quando necessário – a resolução de conflitos.

Agora que você já sabe o que é gestão de equipes, vamos às dicas?

1- Mantenha vivo os ideais da empresa e comunique-se com seus colaboradores

É fundamental que todos os colaboradores estejam alinhados com os pilares da empresa, afinal, a missão, visão e valores são as peças chaves para a existência da organização. Cabe aos gestores e líderes sintonizar os funcionários aos ideais da empresa e mantê-los conectados aos princípios que a definem! Além disso, uma boa comunicação estimula os colaboradores e faz com que todos estejam corretamente sintonizados. 

2 – Motivação: fundamental para geração de resultados

A habilidade de motivar as equipes é uma das principais características que definem um bom gestor, e só se torna possível se o líder possuir paixão pelo trabalho, comprometimento com o time e principalmente: visão positiva acerca das situações. Assim, ele estará amplamente capacitado para fazer com que os colaboradores enxerguem o lado bom de cada coisa, transformando o ambiente de trabalho de todos em um local saudável e acolhedor, e como consequência, trará mais engajamento e desenvolvimento. 

3 – Seja empático e crie vínculos!

A empatia é um dos sentimentos mais importantes que um bom gestor deve sentir. É fundamental que o líder consiga se colocar no lugar dos colaboradores, além de compreender suas dores, necessidades e limitações. Através da empatia, é possível estabelecer novos vínculos e criar relações de confiança e lealdade, fatores imprescindíveis para o bom relacionamento dentro de uma organização.

4 – Aposte na habilidade particular de cada colaborador

Conhecer as competências de cada membro da equipe é crucial para estimular suas aptidões e elevar a produtividade do negócio. Afinal, o colaborador se sente motivado e valorizado, além de realizar tarefas que lhe dão satisfação e estimulam sua criatividade.

5 – Mais uma vez: converse!

Destacamos a importância da comunicação para o estímulo dos colaboradores. Não há como se trabalhar sem diálogo, bons relacionamentos e liberdade de expressão. Ao se sentir livre, o funcionário se faz presente nos projetos e tem coragem de apresentar novas ideias. Além disso, a prática de fornecer feedbacks é essencial para o bom andamento do trabalho e graças a boa comunicação isso é possível. Assim, alinha-se pensamentos, desejos e necessidades, além de apresentar melhorias e os bons resultados alcançados.

Agora que você já compreendeu a importância de realizar uma boa gestão de equipes, apresentamos uma novidade: você sabia que é possível elevar ainda mais a sua gestão com sistemas específicos para este fim?

O sistema AutEM, por exemplo, é um software de gestão de equipes externas. Com ele, você alcança resultados de maneira mais prática e assertiva, tornando sua empresa mais competitiva, estratégica e produtiva. 

Suas ferramentas permitem que você monitore suas equipes em tempo real, além de armazenar dados e informações relevantes para o negócio, criar relatórios e muito mais!

Assim, você terá mais tempo para gerenciar equipes, dados operacionais e financeiros e contará com a tecnologia para transformar o seu modelo de negócios! Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça nossas funcionalidades!