Procurar
Procurar

Armazenamento em nuvem do AutEM é fundamental para operação da SOS Mercês

Atire a primeira pedra quem nunca passou por situações de desespero ao perder arquivos após uma pane no sistema. HD queimado, vírus ou até furto de equipamentos: muitas são as causas, mas o desespero é sempre o mesmo. Manter a integridade dos dados, garantindo que eles estejam seguros, é um detalhe essencial em um sistema de gestão empresarial. Nesse sentido, escolher onde e como serão armazenados os documentos, dados e informações é decisivo para qualquer organização.

Há aqueles que são tradicionais e que, por medo das novas tecnologias, optam pelo armazenamento local dos arquivos. Entretanto, é preciso ter em mente que uma simples falha no disco rígido pode desencadear uma série de problemas aos arquivos armazenados. É preciso se prevenir e a melhor maneira de fazer isso é acompanhar as tendências.

O mercado está em constante oscilação. Ferramentas e recursos tecnológicos surgem o tempo todo e algumas podem fazer a diferença no fluxo das organizações. Se você, empresário, busca praticidade, segurança e flexibilidade está na hora de conhecer o armazenamento em nuvem (cloud computing) do sistema AutEM.

Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem é o ato de armazenar uma informação ou documento em um sistema online com disponibilidade para consulta e download sempre que necessário. Ele dispensa a necessidade de um armazenamento local. Ou seja, o computador, notebook, smartphone ou tablet que você estiver usando não precisa ter necessariamente um HD (disco rígido) físico para guardar informações.

Não há segredo, para acessar os arquivos, documentos ou dados armazenados. O usuário precisa apenas de uma conexão estável com a internet, afinal é por meio dela que acontece o gerenciamento e a edição de arquivos reunidos no servidor online. Tudo fica guardado e disponível em um ambiente digital.

Todas as empresas podem se beneficiar, independentemente do porte ou segmento. Dentre os benefícios do armazenamento em nuvem estão:

  • Segurança de dados: Uma das principais preocupações de todas as organizações é em relação à segurança de dados. O armazenamento em nuvem oferece muitos recursos avançados de segurança e é possível até mesmo configurar quais usuários têm acesso e podem editar o documento.
  • Redução de custos e menos dispositivos: Armazenar arquivos em discos rígidos físicos (HDs) não é nada prático. Na nuvem, tudo fica em um servidor digital, o que faz com que o usuário não precise gastar comprando novos eletrônicos ou acessórios para guardar novos arquivos.
  • Projetos colaborativos: Em empresas o trabalho em equipe é o que move o fluxo de produção. Nesse sentido, a nuvem permite que usuários forneçam acesso para outros usuários. Essa é uma maneira de compartilhar e desenvolver projetos colaborativos que precisem de muitas pessoas envolvidas. E os participantes do projeto nem precisam sair de casa para trabalhar, já que tudo é feito em conjunto pela internet.
  • Flexibilidade: Imagine poder trabalhar de onde quiser. Com o armazenamento em nuvem, os empresários conseguem ter acesso a documentos e arquivos necessários para tarefas. O home office, quando necessário, pode ser facilmente aderido.

Todos esses benefícios são oferecidos aos clientes da Satellitus que utilizam nossa ferramenta de gestão, o AutEM. Ou seja, com o AutEM você consegue ter o controle do negócio na palma da mão, pois dentro da nuvem os clientes AutEM conseguem armazenar e encontrar checklists com a maior facilidade, compilar dados financeiros e compartilhá-los com quem desejar.

Tamanha usabilidade têm auxiliado e muito nossos clientes. Sócio-proprietário da empresa SOS Mercês, Cleiton Andreatta é usuário do AutEM há três anos e explica que a existência do armazenamento em nuvem é fundamental para a empresa e que foi justamente este recurso que possibilitou que o setor administrativo da empresa trabalhasse em regime de home office durante a pandemia da Covid-19.

Experiência em nuvem

Localizada no bairro das Mercês, em Curitiba (PR), a empresa SOS Mercês atende o segmento automotivo e oferece serviços de socorro mecânico, reboque leve e reboque pesado. Cliente AutEM, Cleiton Andreatta vê com bons olhos a existência de um armazenamento em nuvem dentro do sistema e afirma que isso proporciona praticidade e flexibilidade à empresa.

Cleiton Andreatta pretende armazenar checklists no armazenamento em nuvem para ‘aposentar’ destinada guardar talões (Foto: Divulgação)

“Com o armazenamento em nuvem nós não precisamos mais nos preocupar em investir em um servidor próprio. Além disso, nós conseguimos acessar os dados do AutEM de qualquer lugar, só precisamos ter acesso a internet. Posso estar em qualquer lugar do mundo e mesmo assim acessar informações. Não é preciso também acessar de um computador, pois do meu próprio celular eu também consigo. É muito prático”, afirma Andreatta com entusiasmo.

Comprovando a versatilidade do sistema AutEM, o sócio-proprietário da SOS Mercês ainda ressalta que um recurso online e acessível a qualquer momento e lugar foi o que auxiliou nas atividades do departamento administrativo da SOS Mercês. Somente por conseguirem ter acesso aos documentos e arquivos fora da sede é que os colaboradores puderam trabalhar por um certo tempo em home office.

“Durante a pandemia parte da operação adotou o regime de home office. Pelo menos 15% do setor administrativo começou a trabalhar de casa. No caso, se não tivesse o acesso ao sistema de forma remota por meio do armazenamento em nuvem o pessoal não conseguiria ter mantido o home office. Nós não teríamos tido condições de manter as atividades e proteger nossos funcionários”, destaca o sócio-proprietário.

Outro aspecto importante do armazenamento em nuvem para a SOS Mercês está no estoque de checklists digitais. Andreatta conta que a empresa está começando a aderir ao checklist digital e que tudo será guardado na nuvem.

“Estamos começando a implantar o checklist digital aqui na empresa e a ferramenta está se mostrando extremamente útil. Hoje nós temos uma sala especialmente para guardar nossos talões. Imagine que com os checklists digitais nós poderemos armazenar tudo dentro da nuvem e com a maior facilidade conseguiremos encontrar e enviar para clientes”.