Procurar
Procurar

Consistência de marca: como fortalecer o seu negócio?

Você já parou para pensar que uma simples imagem pode lhe trazer inúmeras sensações e lembranças? A nossa memória afetiva é muito poderosa. Armazena cores, aromas, sabores e formas que nem sabemos que estão lá.

Tendo isso em mente, as marcas utilizam de elementos emocionais e funcionais (imagens, vídeos, sons) para estabelecer vínculos e nutrir relacionamentos com seus respectivos públicos.

Não há uma fórmula mágica, mas um bom trabalho de marketing é essencial para que as empresas consigam alcançar um importante objetivo ao explorar sua imagem no mercado: a consistência de marca.

A consistência de marca consiste na competência de uma empresa em manter uma comunicação e um posicionamento alinhados com seus valores juntamente com os elementos que compõem sua identidade.

Uma organização alcança a plena consistência de sua marca no momento em que alinha todas as representações de sua marca, tais como elementos gráficos (logotipos, cores, tipografia), adoção de slogans, tom da comunicação e mensagem, com os determinados valores corporativos e uma identidade clara. 

É trabalhoso, sim, mas é toda essa consolidação que vai proporcionar coerência à marca e garantir reconhecimento natural por parte do público-alvo. Veja o exemplo da Apple.

O visual clean dos produtos, dos pontos de vendas e da publicidade são constantes. Esses elementos deixam claro a visão que a Apple quer passar: inovação e qualidade. Além disso, qualquer um que simplesmente olhe o logo da Apple saberá identificar a marca.

Portanto, os benefícios dessa solidez no posicionamento das marcas podem proporcionar diferenciais significativos para mercados competitivos, gerando autoridade no segmento e fidelização.

Por que investir em consistência de marca?

Com certeza em algum momento da sua vida você já teve ter efetuado uma compra em uma loja por considerá-la segura ou simplesmente por já conhecê-la e gostar dos valores dela. Como as pessoas estão cada vez mais propensas a comprar de uma empresa que já conhecem ou que ouvem falar bem, empresas com elementos de marca inconsistentes arriscam confundir as pessoas e não passam credibilidade.

Além disso, essas mensagens contraditórias podem atrapalhar a capacidade da marca de vender seus produtos, expandir seus negócios e fidelizar seus clientes.

Se analisarmos por esse ângulo, construir um reconhecimento de marca é indispensável para qualquer negócio. A seguir, entenda quais são as suas principais vantagens e a importância de sua obtenção para as marcas.

1. Diferencia seu negócio no mercado

A competitividade é cada vez mais alta em alguns setores do mercado. O que te faz diferente de outras organizações que oferecem o mesmo produto ou serviço que você? A sua identidade. Por isso, é essencial que o time de marketing da sua empresa trabalhe bem a própria marca a fim de garantir uma identidade sólida e também mantenha uma regularidade na forma e na frequência com que se comunicam.

2. Clientes se interessam por marcas humanizadas

Philip Kotler, um dos grandes estudiosos do marketing, apresenta a ideia do “consumidor 4.0”. Em seus estudos, Kotler afirma que esse novo consumidor é o que predomina no mercado atualmente e dentre suas várias características está a vontade de se relacionar com marcas humanizadas. Ou seja, aquelas que se passam por membros da sociedade. 

Em termos gerais, as pessoas preferem as marcas humanas porque percebem que podem ajudá-las a cumprir com seus objetivos por meio do apoio contínuo e o acompanhamento personalizado. Isso cativa o cliente.

3. Autoridade no Mercado

Já reparou que alguns produtos são conhecidos apenas pelo nome da marca? Gilette ao invés de lâmina de barbear. Bombril no lugar de esponja de aço. Isso é fruto de uma consistência de marca. O marketing e o serviço oferecido por determinadas empresas é tão bem feito que a própria marca passa a ser atrelada ao produto. 

4. Desperta Emoções

Toda a produção do marketing empresarial está ligada de alguma forma a emoção dos consumidores ou dos prospects. Todo material produzido desperta algum tipo de sentimento em quem o recebe. Um bom time de marketing deve escolher a emoção (esperança, amor, tristeza) que deseja que seja sentida pelo cliente e passá-la por meio dos produtos e serviços oferecidos pela marca. A marca consolidada tem esse poder: tocar o cliente por meio da marca.

Visão do Mercado

Marketing Coordinator na Satellitus Tecnologia, Matheus Borges, afirma que uma das maneiras mais certeiras de se realizar a consolidação da imagem de uma empresa consiste em trabalhar os valores da empresa e deixar claro para o público os pilares que a mesma segue. O marketing, segundo ele, tem nisso um papel fundamental.

“Hoje sabemos a importância do Marketing dentro de uma empresa. Esse time está longe de ser apenas um meio de propaganda de produtos e serviços, o trabalho vai além de criações de arte, mas sim de gerar valores e efetuar vendas. Podemos falar que o sucesso de uma empresa, seja pela imagem, reputação e pelo lado financeiro, tem o dedo de uma boa equipe de marketing por trás”, comenta Borges.

Ele ainda explica que dentro da Satellitus há um time de Marketing que trabalha ativamente na consolidação da imagem da empresa.

“Temos profissionais qualificados criando publicações de engajamento com o público e seus colaboradores, campanhas de satisfação aos clientes e ao time de Sales, sendo que tudo segue uma padronização de Design da empresa. Ao mostrarmos nossos valores, os colaboradores engajados e como gostamos de investir em nossos times, temos obtido boa receptividade e interesse de pessoas de integrarem nossa empresa”, pontua.

Consistência de Marca

Se você chegou até aqui com certeza quer saber como consolidar de fato a marca da sua empresa. Não é impossível, mas alcançar a solidez e a consistência da marca do seu negócio requer muito trabalho e planejamento estratégico por parte dos integrantes do marketing da empresa. Então, como você já sabe o que significa posicionar-se e quais são as vantagens que pode obter, é hora de entender como fazer um bom planejamento. 

1. Entenda o significado da marca

É preciso ter em mente a proposta e os valores da marca antes de iniciar qualquer tipo de trabalho. Somente após entender estes pontos é que a marca terá chance de se estabilizar no mercado e se relacionar com o público pretendido.

2. Kit de identidade da marca

Todos que fazem parte da empresa devem “vestir a camisa” do negócio. Ou seja, toda a equipe interna deve transmitir não apenas os valores da marca, como também o estilo visual dela. Isso inclui aspectos visuais, como: logotipos, tipografia e cores, bem como as características e personalidade que humanizam uma marca. 

3. Imagem positiva

A consistência de uma marca depende também de uma abordagem positiva sobre temas que forem abordados e uma imagem bem estruturada. Não se envolver em polêmicas e escândalos também faz parte do trabalho de qualquer um que trabalhe a reputação de uma marca. 

4. Mensagens consistentes

Consiste em trabalhar na veiculação de mensagens que transmitam sempre a essência da marca. Quer saber como fazer isso? Use sempre a mesma linguagem, tom de voz e recursos gráficos para dar força à imagem que deseja passar. 

Investir em consistência de marca é garantir que uma companhia esteja sempre chamando a atenção do consumidor e se posicionando frente ao mercado. Agora que você conhece os benefícios e a importância de se ter uma marca forte, que tal apostar nessas dicas para alavancar a sua?

Comente!

comentário