Procurar
Procurar

Qualidade de vida no trabalho: realidade ou necessidade?

Muitas mudanças foram criadas devido ao cenário atual em que vivemos. A pandemia não impactou somente nossa forma de trabalhar ao trazer o home office como uma nova realidade para grande maioria das pessoas, como também acarretou em um aumento na porcentagem do nosso tempo dedicado ao trabalho. Visto que ao trabalhar de casa as vezes fica mais difícil distinguir a fronteira entre trabalho e vida pessoal.

Segundo uma reportagem da revista Época Negócios, 28% dos entrevistados no Brasil demonstram um alto nível de insatisfação com o tempo livre que possuem para gastar exclusivamente com lazer. Esse resultado pode ser reflexo do grande tempo que dedicamos ao nosso desenvolvimento profissional, por isso, um dos temas mais comentados no momento é a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Esse assunto já é uma tendência real e crescente para o futuro e tem se mostrado determinante para a atração e retenção de talentos nas empresas atualmente. O investimento neste setor é baixo se comparado a falta dele, visto que colaboradores insatisfeitos se tornam improdutivos, estão mais propensos a erros, atuam no limite do estresse e costumam envolver-se em conflitos.

A qualidade de vida nas empresas vai bem além do que oferecer ambientes descontraídos, salas de jogos ou uma decoração moderna e alegre. Ela engloba a relação de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, saúde física e mental. Nesse contexto o colaborador deve sentir-se valorizado e visto como um fator importante para a empresa, tanto quanto os clientes.

Mesmo atuando em regime home office, a Satellitus procura manter a qualidade de vida presente na rotina de seus colaboradores, praticando alguns fatores importantes para alcançá-la como:

  • mantendo um ambiente positivo e agradável com boa comunicação e colaboração entre as equipes;
  • fornecendo os equipamentos necessários para realização do trabalhado visando a saúde e conforto do colaborador;
  • incentivando o desenvolvimento pessoal e fornecendo treinamentos constantemente;
  • disponibilizando oportunidades de crescimento na carreira e igualdade delas;
  • oferecendo benefícios relevantes e remuneração justa;
  • realizando feedbacks construtivos e mantendo a motivação constante dos nossos colaboradores.

Observando essas práticas, concluímos que as empresas que investem na qualidade de vida no trabalho de seus colaboradores encontram muitos benefícios, tornando suas equipes muito mais competitivas, contando com profissionais motivados, comprometidos e capazes de entregar ótimos resultados.

Portanto, investir nessa questão além de ser uma realidade para empresas que querem se tornar mais lucrativas e eficazes, se tornou também uma necessidade para gerar o retorno financeiro adequado aos seus donos ou investidores.