Procurar
Procurar

Sustentabilidade ganha cada vez mais espaço em ambientes corporativos

A consciência de que devemos preservar o meio ambiente está sendo disseminada cada vez mais em nossa sociedade e as empresas precisam caminhar juntas a essa direção. Nos últimos anos, muitas empresas se deram conta de que preservar o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento sustentável é também preservar a própria vida humana, já que o desmatamento das florestas e a poluição da atmosfera, por exemplo, impactam diretamente a vida no Planeta.

Não estamos mais falando apenas do problema da extinção de espécies ou do aquecimento global, que são bastante graves e preocupantes. Estamos também observando o impacto direto e negativo, que a falta de consciência ambiental traz para as cidades e suas populações.

Desastres naturais, deslizamentos de encostas, alagamentos, ondas de calor… todos estes problemas atingem diretamente a sociedade brasileira e a promoção de uma mudança exige comprometimento com as causas ambientais por parte do governo, das empresas e da população civil.

Como ter um negócio sustentável e responsável?

A gestão ambiental dentro de uma empresa deve incluir inúmeras atividades que assegurem a conformidade das mesmas com as leis ambientais vigentes.

Estamos falando de atitudes como a melhoria no design dos equipamentos produzidos pela empresa, substituição de materiais ineficientes, estímulo à reciclagem e à gestão de resíduos, ter uma cadeia de fornecedores que respeitem a natureza e adotar abordagens inovadoras que consigam introduzir uma política ambiental diferenciada dentro das organizações.

Comprometimento de todos

A qualidade do meio ambiente em que vivemos é importante para cada um de nós, e essa responsabilidade deve ser coletiva, as empresas devem se engajar com a adoção de práticas, políticas, tecnologias e posturas favoráveis ao meio ambiente. A responsabilidade compete a todos nós! Não funciona se a empresa adotar um modelo bom para ajudar e contribuir com o meio ambiente e os colaboradores não executarem.

Como a tecnologia pode ajudar a sustentabilidade?

Várias empresas adotam a política de responsabilidade socioambiental, como, por exemplo:

  • Tratamento de resíduos;
  • Reciclagem e coleta seletiva;
  • Modernização da infraestrutura de TI;
  • Economia de água e energia;
  • Dentre outros.

As ações citadas acima, além de contribuirem para o meio ambiente, contribuem também para a redução de custos das empresas. A substituição de equipamentos, como computadores e notebooks, garante que eles tenham mais tecnologia e impactem na redução do gasto com energia. Já a economia de água e materiais descartáveis nos escritórios está relacionada à mudança de hábito das pessoas.

A Satellitus por exemplo, utiliza ferramentas tecnológicas para gestão e controle de responsabilidades diárias, para firmar contratos com os clientes, etc., procurando evoluir a cada dia, facilitando a comunicação interna e externa com todos, bem como evitando eventuais desperdícios de papéis, colaborando assim, com o nosso planeta.

Não utilizamos copos descartáveis, todos os colaboradores levam sua garrafinha que foi fornecida pela empresa, e caso esqueça em casa, temos xícaras disponíveis para uso no escritório. Bacana né? Ajudamos o planeta, e até a nós mesmos, afinal, se o planeta estiver em decadência nós também estaremos.

Vamos juntos nesta causa?