Os Indicadores-chave de Desempenho ou KPIs (Key Performance Indicators) são métricas que as empresas utilizam para analisar e comparar resultados, acompanhar o crescimento da empresa e definir estratégias. Essenciais para criar relatórios e ajudar nas tomadas de decisões de maneira mais assertiva, os indicadores são diversos e divididos em três tipos: tático, operacional e estratégico. Saiba mais sobre cada um deles!
Indicador tático
Os indicadores táticos são responsáveis por revelar se os planos de ações definidos a longo prazo, trouxeram os resultados esperados. Servem ainda para avaliar se o modo como cada área está atuando, deve ser mantido ou alterado, pensando sempre nos objetivos internos e externos da empresa.
Alguns exemplos de indicadores táticos são:
- Porcentagem de leads convertidos em vendas;
- Tempo médio do ciclo de vendas e atendimentos;
- Quantidade de treinamentos realizados, entre outros.
Indicador operacional
Os indicadores operacionais revelam se as ações ligadas aos processos e às operações da empresa foram colocadas em prática e trouxeram resultados, mas a curto prazo. Atribuídos aos colaboradores, esse tipo de indicador é ideal para mostrar se todos estão contribuindo para as estratégias diárias da organização.
Alguns exemplos de indicadores operacionais são:
- Giro de estoque;
- Número de chamadas atendidas no SAC;
- Conversão de vendas; entre outros.
Indicador estratégico
Já os indicadores estratégicos são os que demarcam o futuro da empresa e estão ligados à missão e à visão estabelecidas para a organização. Identificam oportunidades, fraquezas, ameaças e forças (Análise SWOT), e abrangem a capacidade de inovação, concorrentes e a situação do mercado.
Alguns exemplos de indicadores estratégicos são:
- Nível de satisfação dos clientes;
- Nível de conhecimento da marca;
- Faturamento, entre outros.
Conheça o Veniti e seus indicadores
O Veniti, sistema online que gerencia assistências 24 horas e administra de forma completa os fluxos do seu negócio, possui uma série de relatórios com diferentes indicadores, que ajudam clientes a compreender o seu rendimento e crescimento da melhor forma possível.
Estes dados são gerados conforme os atendimentos e acionamentos realizados dentro do sistema, e são muito fáceis de serem visualizados, com possibilidade de filtros por período, horário, cidade, cliente, entre outros. Alguns dos indicadores que temos no Veniti são de:
Tempo Médio de Chegada
Esse indicador mostra uma média de quanto tempo os prestadores da sua base levam para chegar até o cliente. Ele é importante para saber o que precisa ser melhorado, definir novas rotas, entender atrasos, manter uma média sempre positiva e deixar o cliente satisfeito.
Principais Motivos de Recusa
Como o próprio nome já diz, esse indicador irá esclarecer quais os principais motivos de recusa dos serviços solicitados: distância, localização, valor, entre outros. Fundamental para entender as recusas e tentar encontrar soluções para que elas se tornem menores e a frota fique mais organizada.
Dashboard e Estudos BI Veniti
O Dashboard também é um painel que fica disponível no Veniti com diferentes indicadores e gráficos que auxiliam uma assistência a visualizar os números da sua operação. Além de ser personalizado conforme as necessidades de cada cliente, permitindo o uso de filtros por período.
Já os Estudos de Business Intelligence fornecem informações do mercado, a fim de auxiliar uma assistência a mensurar a sua atuação, comparar seus indicadores, melhorar a sua performance e se posicionar estrategicamente em seu ramo de atuação.
Agora que você sabe o que são indicadores e ficou sabendo um pouco mais sobre o Veniti, que tal aprimorar sua gestão e implantar o sistema na sua assistência? Focamos sempre na melhor experiência e estamos aqui para te ajudar!