Procurar
Procurar

Como o princípio da repetição no design pode ajudar sua marca

Você já ouviu falar nos princípios do design? São regrinhas primordiais que vão auxiliar na criação visual e que muitas vezes podem diferenciar um “bom” design de um “ruim”.

Hoje vamos explorar o princípio de repetição. Esse se refere à consistência que você atribui aos seus layouts (posts, site, aplicativo, impressos, etc.). Quando você cria um design, por exemplo, deve sempre buscar manter uma repetição estratégica, tanto nas cores que você utiliza, como nas fontes e até mesmo nos elementos que você inclui em determinado conteúdo.

Essa repetição vai gerar uma unidade/identidade para a sua marca, que garantirá que seu público sempre a reconheça, não importa onde ela estiver.

Vamos para um exemplo prático? Nas imagens abaixo, conseguimos identificar claramente a marca. Os tons de laranja, amarelo e azul são características marcantes do Itaú e essa repetição é tão presente que mesmo se não tivesse o logo na propaganda, ainda sim iríamos lembrar do banco.

Esse princípio também abrange conteúdos que precisam estar na mesma configuração para que haja o entendimento que aqueles elementos fazem parte do mesmo grupo. Um exemplo disso é uma lista:

Consegue reparar que na lista da direita é muito mais fácil de entender que todos os tópicos fazem parte ou abordam o mesmo assunto? Já na lista da esquerda temos mais dificuldade para assimilar, parece que cada tópico aborda um assunto completamente diferente do que vem a seguir.

Por fim, a repetição assim como o restante dos princípios nos faz garantir um design com resultados mais efetivos. E também é importante enfatizar que apenas depois de conhecer as regras podemos quebrá-las de forma inteligente, sem parecer amador.